sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Surf music


Surf music é um gênero musical muito popular associado a cultura do surfe. Com pegadas fortes e distorcidas, e com traço principal o reverb (eco). Muitas das bandas são apenas instrumentais, compostos por guitarra líder, guitarra ritmo, guitarra baixo e bateria. Podendo ter também saxofone e teclado. Bons exemplos são as bandas The Ventures, The Surfaris, The Belairs, The Astronauts, The Marketts, The Challengers, The Fireballs, The Tornadoes, The Torquays e muitos outros. E os músicos Dick Dale, e Jack Johnson, e no Brasil Retrofoguetes e The Dead Rocks.

É, é isso aí, surpreso? Pois é, Surf Music não é Midnight Oil, não é Men at Work, não é Offspring ou NOFX, e não é Charlie Brown Jr. e Tribo de Jah. "Ah, mas é o que surfista ouve". Então isso não é Surf Music, é música de surfista, e se pra você é a mesma coisa, então Ray Conniff toca "Old People Music", Sandy & Junior tocam "Dumb Tenn Music", e Tianastácia, Cartoon, Calix e outras bandas eternas do circuito universitário, apesar de soarem tão diferentes uma da outra, são todas "College Music".

Algumas bandas, como o Agent Orange, apesar de não tocarem essencialmente Surf Music, flertaram intimamente com o estilo em mais de uma ocasião, e são influência confessa da maioria das bandas de Surf-Punk (uma Surf Music mais agressiva e pesada, bem definida no Brasil pelos Limbonautas e pelo Estrume´n´tal). Os grandes expoentes da Surf Music incluem, entre outros, Dick Dale, The Ventures e Link Wray e, mais atualmente, bandas como Los Straitjackets, Man or Astroman? (que mistura Surf Music com música eletrônica), e guitarristas como Gary Hoey e Eddie Angel. No Brasil, a Surf Music esteve representada nos anos 60 por bandas como Os Incríveis e The Clevers e, atualmente, conta com uma boa quantidade de bandas novas e uma cena crescente, que inclui nomes como Estrume´n´tal, Frank Simata, thesurfmotherfuckers (BH), Limbonautas, Maremotos, Kozmic Gorillas (CWB), Go!, Netunos, Autoramas (RJ), Gasolines (SP), e várias outras, cada qual com seu próprio estilo e suas influências, mas sempre com a inconfundível assinatura da Surf Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário